1 – Acessar a página do Sistema de Chamados https://ati.uffs.edu.br/, conforme figura 1
Figura 1- Atendimento de TI.
Nesta página é possível acessar o sistema de chamados e visualizar se existe algum sistema na instituição com problemas, no exemplo da imagem acima é mostrado que a Internet do Campus de Cerro Largo está Indisponível, então não é necessário criar chamados para este problema pois a TI já está ciente, bastando acompanhar na página a resolução do problema.
Caso o problema seja outro então acessar com as suas credenciais do IdUFFS preenchendo os campos:
Nome de usuário: seu usuário do IdUFFS (sem o @uffs.edu.br)
Senha: mesma senha do IdUFFS
2-Após acessar o sistema para criar um chamado clicar no menu Chamados e selecionar a opção Novo Chamado de criação de chamados irá aparecer, de acordo com a figura 2:
Figura 2- Criação de chamado.
Explicação dos Campos
- Serviço: selecione o tipo que mais se assemelha ao seu problema. Atenção: se precisar configurar algo no computador (Ex: instalação de programas) selecionar um item abaixo de Configuração, se for problema físico (Ex: monitor não liga) selecionar o item abaixo de Equipamento. Caso seja selecionado um item do tipo Equipamento também será necessário digitar o número do patrimônio do mesmo;
- Local: O seu local atual, aonde está ocorrendo o problema;
- Setor: O seu setor;
- Telefone: O seu telefone de contato institucional;
- Assunto: Resumo do seu problema;
- Texto: Descrição mais detalhada do seu problema;
Após preencher corretamente os campos clicar em Enviar.
3 – Monitorar Chamados
Após criar um chamado você receberá um e-mail de confirmação e um atendente irá iniciar a resolução do mesmo. Para acompanhar o andamento da resolução do chamado basta acessar o sistema que uma lista dos chamados abertos será mostrada conforme figura 3.
Figura 3- Lista dos chamados.
4 – Exemplos de Problemas e Quais Tipos de Serviços Selecionar
- Problema: Computador não liga
- Serviço: Equipamento → Computador
- Problema: Atualizar o Java
- Serviço: Configuração → Programas
- Problema: Rede não funciona
- Problema: Mouse não funciona
- Serviço: Equipamento → Periférico (digitar o patrimônio do computador a que o mouse pertence)
- Problema: Problemas para acesso ao sistema SGA
- Problema: Problemas para acessar o Moodle
- Serviço: Sistema → Moodle
- Problema: Impressora não imprime
- Serviço: Equipamentos → Impressora
- Problema: Configurar impressora no computador
- Serviço: Configuração→ Impressora
- Problema: Telefone não funciona
- Serviço: Telefonia→ Manutenção
- Problema: Instalar ponto telefônico
- Serviço: Telefonia→ Instalação
- Problema: Restaurar backup
- Serviço: Configuração → Backup
- Problema: Liberar acesso a repositório de arquivos
- Serviço: Sistema → Repositório