A partir de maio de 2016 a UFFS passa a integrar a Comunidade Acadêmica Federada – CAFe, que é um serviço que integra bases de dados de instituições de ensino e pesquisa brasileiras, mantido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa - RNP.

Este serviço permite o acesso à comunidade acadêmica da UFFS, de onde estiver, a serviços oferecidos pela própria UFFS e também por outras instituições que participam da federação. Serviços de acesso a publicações científicas (por exemplo ao portal de periódicos da CAPES), atividades de colaboração e ensino a distância estão entre os serviços oferecidos. A lista completa de serviços disponíveis pode ser consultada no endereço https://portal.rnp.br/web/servicos/servicos-disponiveis

Neste manual vamos usar como exemplo o acesso ao portal de periódicos da CAPES. O procedimento para acesso aos outros serviços é similar.


 
1. Acesse o sítio do Portal de Periódicos, por meio do endereço http://www.periodicos.capes.gov.br ou pelo sítio da CAPES http://www.capes.gov.br e clique no banner do Portal de Periódicos.


2. Para iniciar o acesso remoto via CAFe pelo Portal de Periódicos, clique no link “MEU ESPAÇO” conforme demostrado na figura abaixo.


3. Após a abertura da tela, clique para abrir a lista de instituições.


4. Aguarde abrir a caixa de seleção com a lista das instituições que fazem parte da CAFe. Para localizar a UFFS, use a sigla ou o nome por extenso. 


5. Após a seleção da instituição clique no botão “Enviar”.



6. Após selecionar a Universidade Federal da Fronteira Sul, você será direcionado para efetuar login no sistema, conforme demostrado na figura abaixo.  Informe seu usuário e senha da UFFS(o mesmo usado para demais serviços da UFFS) e clique em "Login", caso não saiba seu login verifique nos faqs Como encontrar o login UFFS.


7-Após isso aparecerá uma tela com algumas informações, como qual seu vinculo com a instituição, seu email. Nas opções exibidas abaixo recomendamos que deixe selecionado: Pergunte-me novamente se a informação a ser fornecida para este serviço mude. E clique em aceitar.




8-. No primeiro acesso remoto via CAFe ao Portal de Periódicos, o sistema pode solicitar a identificação no “Meu espaço” (serviços para guardar conteúdo de interesse, inscrever-se em treinamentos agendados ou obter os certificados de participação) para vincular o seu usuário na instituição com as credenciais do Portal de Periódicos. Esse procedimento é opcional e é feito somente uma vez. Na tela apresentada, insira o nome e a senha cadastrados no serviço “Meu espaço” ou crie um novo usuário.



Para saber sobre o cadastro de senha no SCI, acesse: 
Em caso de dúvidas, abra um chamado em ati.uffs.edu.br